sábado, 4 de setembro de 2010

Pedal de Quinta (02/09/2010) - Repeteco

Desculpem a demora em colocar o relato de como foi o pedal desta quinta-feira, mas hoje foi uma correria. Permitam-me fazer um pequeno relato do porquê.

Hoje tive um grande exemplo de como os pedestres são completamente menosprezados nesta cidade. Meu pai, que tem quase 70 anos, estava indo de casa até a lotérica fazer uma fezinha, pela calçada como manda o figurino, quando um carro saiu de sua garagem. Primeiro que o cara nem quis saber se tinha gente passando em frente ao portão. Simplesmente saiu da garagem com se a calçada fizesse parte da rua, quase atropelando meu pai e como tinha carros passando pela rua ficou parado sobre a calçada. Bom, meu pai, para continuar seu caminho teve que contornar o carro por traz. Quando estava fazendo isso, o cara do carro simplesmente acionou seu portão basculante e... pumba, baixou o portão em cima da cabeça de meu pai. Resultado: 6 pontos na cabeça. Não contente, ainda largou meu pai estatelado na calçada sangrando e foi embora. Omissão de socorro.

Foda... nem na calçada um pedestre pode se considerar seguro.

Bom... vamos ao relato do passeio de ontem.

Como manda o figurino nos encontramos no PB para nossa concentração. Depois de um bom papo saímos para o pedal.
Concentração
Créditos: Luiz Feitosa

Cruzamos a Av. Indianópolis para cairmos dentro de Moema. Como estava um pouco de trânsito, resolvemos pegar um quarteirão na contramão, mas com toda a segurança possível, muita luz piscando e os batedores da noite sinalizando para os carros. Tranqüilo e sem nenhum percalso.

Cruzamos Moema pela Maracatins e fomos para a Av. Ibirapuera, a forma mais rápida e segura de cruzar a Av. dos Bandeirantes, para adentrarmos ao Campo Belo.

Não entendi o porquê, mas o Turko resolveu repetir o caminho da ultima quinta-feira. Vai saber, vai ver que ele tava a fim de colocar o povo para encarar umas subidinhas, ou tentar fazer o mesmo percurso em menos tempo, para o pessoal pegar um pouco de ritmo.

A noite estava muito agradável. Um clima perfeito para o pedal, ao contrário da segunda, que estava um pouco frio.

Do Campo Belo, fomos para a Av. Roberto Marinho... uma reta plana eterna... são 4 km, dá para colocar uma cadência bem legal. Como tínhamos alguns novatos na pedalada o pelotão começou a esticar, ficando bem comprido.

O foda é que se você forçar muito o ritmo nessa reta, você vai se lascar no final dela. É uma subida bem íngreme que te leva até a Av. Santa Catarina.

Liberados pelo líder, eu em mais alguns, demos uma boa esticada até o topo da subida. Uma parada para reagrupar e recuperar o fôlego e caímos, literalmente, para a Av. Vicente Rao. Da Av. Santa Catarina para a Vicente Rao é uma bela descida com uma inclinação de mais ou menos 40º e 1 km de extensão. Haja freio... não dá para soltar a bike de uma vez porque no final tem um semáforo, e frear em cima é um tombo na certa.

Recuperando o Fôlego
Créditos: Luiz Feitos

Daquela região até Pinheiros é outro trecho plano. São mais ou menos 10 km, passando pelas avenidas Vicente Rao, Roque Petroni, Chucri Zaidan, Berrine, e Faria Lima.

Quando estávamos na Roque Petroni tivemos uma queda de corrente. Uma paradinha para ajeitar e bora pedalar novamente. A queda da corrente foi causada por que o câmbio dianteiro da bike estava desregulado. Acho que um dia desses precisamos reunir a galera mais novata para passar umas noções básicas de manutenção. É simples pra burro... mecânica de bike é mais manha do que conhecimento técnico.

Na Berrine, mais uma parada para reagruparmos e continuamos o trajeto. O grupo estava com um ritmo meio engraçado. É de se esperar que os novatos fiquem para trás e os veteranos façam a ponta. Ontem estava meio maluco. Para se ter uma idéia, tive que várias vezes ir buscar o Alemão lá trás... o cara tava ficando uns 200 metros para traz do pelotão. Enquanto o pessoal da frente tinha segurar um pouco o ânimo de alguns novatos.

Lokos na Berrine
Créditos: Luiz Feitosa
Chegamos a Pinheiros. Começamos a temida subida da Teodoro Sampaio. No começo da subida, antes de cruzarmos a Henrique Schaumann, um trânsito lascado.

A Teodoro é muito estreita, da esquerda para a direita temos: uma faixa de zona azul, para os carros estacionarem, duas faixas de rolamento de autos e um corredor de ônibus a direita. Isso numa rua que tem pouco mais de 7 metros de largura. Conclusão: não dá para fazer single track no corredor, entre as duas faixas de rolamento, simplesmente porquê não forma o corredor. Não dá para ir pela direita, por causa do fluxo de ônibus. Então a única saída, foi ir, bem devagar, pela calçada, dando preferência para os pedestres, parando mesmo, para eles passarem.

Nesta altura do campeonato, um dos novatos, o Daniel, começou a ter uma crise de cãibras. Isso é muito foda, dói muito. Nesses casos, o melhor a fazer é parar, fazer um alongamento para relaxar o músculo, respirar bem para oxigenar o sangue e voltar a atividade de forma gradual. Foi isso que fizemos, paramos um pouco e fomos nos reagrupar, andando até o posto do cruzamento com a Henrique Schaumann.

O grupo aproveitou para fazer a tradicional paradinha para o xixi, papo e gatorade e voltamos a subir a Teodoro, rumo a Dr. Arnaldo.

Mais uma parada em frente a Faculdade de Medicina para recuperar o fôlego e reagrupar e rumamos para a Paulista.

Na Paulista, mais uma queda de corrente, desta vez foi o Orlando. Veio de guerra, arrumamos rapidinho a corrente e continuamos o pedal.

Desta vez resolvemos voltar ao PB pela Casemiro da Rocha, então seguimos pela Paulista, Domingos de Moraes, até quase a Praça da Árvore.

Descemos a Casemiro, pegamos a José Maria Whitaker e pronto, de volta ao PB.

Altimetria:
Créditos: Luiz Feitosa

Estatísticas:

  • Inicio: 21:14
  • Duração: 02:38
  • Distancia: 33,52 km
  • Velocidade Media: 12,7 km/h
  • Velocidade Máxima: 48,2 km/h
  • Calorias: +/- 2800 kcal
  • Lokobikers : 29

Bairros Visitados:

  • Moema
  • Campo Belo
  • Jabaquara
  • Brooklin
  • Itaim
  • Jardins
  • Pinheiros
  • Bela Vista
  • Vila Mariana
  • Saúde

Trajeto

Bike route 683919 - powered by Bikemap 

Fotos
Para ver as fotos clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário