sábado, 28 de agosto de 2010

Para quem gosta de pedalar e jogar vídeo game

Dando um olhada por aí, achei o trailer do Pro Cycling Manager 2010. Para quem não conhece é um jogo de video game no qual  o que conta é a táctica, pois o jogador assume o papel de técnico da equipe e não de ciclista. No entanto, é fundamental conhecer a condição dos seus atletas, pois um passo em falso pode ser o fim de uma vitória. Falar deste jogo é falar dos vários modos que o compõe. O mais abrangente é o modo “Carreira”, onde além da gestão da equipe, em termos técnicos, é necessário gerir contratações e finanças. E no ciclismo as finanças são fundamentais para a manutenção das equipes. Sem patrocinadores, não há equipe. E estes querem resultados. Logo a preparação, com estágios pré-temporada, gestão de provas, treinos e vitórias vão ser fatores fundamentais para o sucesso. Ao longo da carreira, o técnico vai ganhando experiência e prestígio, conforme os resultados. É sem dúvida o modo mais interessante do jogo.



Uma das novidades da versão de 2010 está no modo “Temporada”. Aqui apenas interessa definir tácticas para as corridas e nada mais. Durante uma temporada, é necessário gerir o esforço dos ciclistas com pinças e definir prioridades. No modo “Prova", tal como o nome indica, o jogador escolhe os ciclistas para uma prova por etapas e terá de fazer uma gestão milimétrica dos seus atletas. Este é o modo que mais se aproxima da realidade de um Tour. Ainda possível personalizar o percurso, retirando etapas, sejam elas planas ou de montanha. No entanto, para uma experiência mais próxima da realidade, o ideal é intercalar etapas planas com percursos montanhosos. Logo, a escolha dos ciclistas deve obedecer a estes critérios, escolhendo montanhistas e sprinters. Por último, existem os modos “Etapa” e “Clássicas”, provas de um só dia, onde é possível percorrer provas míticas, como o Paris-Robaix, onde o famoso piso empedrado é o pesadelo dos ciclistas. Já as provas em “Pista” oferecem um desafio diferente para quem não gosta das provas de estrada.

Abaixo o trailer do game:



“Pro Cycling Manager 2010” não é o melhor jogo de sempre, mas é o melhor simulador de estratégia de ciclismo. Tem gráficos interessantes, modos variados e uma jogabilidade simples. Mas, falta-lhe as licenças de equipes de topo, algumas incorreções gráficas e uma maior emoção durante as provas, pois um ataque bem estudado raramente tem uma resposta dos adversários.

Para quem quer mais informações aqui está o link para o site do jogo:
http://www.cycling-manager.com

texto adaptado do blog Games Room

Nenhum comentário:

Postar um comentário